Apiário no interior de SP conquista primeiro lugar em competição nacional de mel
Um casal de apicultores de Avaré, no interior de São Paulo, alcançou o topo da categoria de abelha apis no Brasil Honey Show, uma das mais prestigiadas competições nacionais de mel. Além do reconhecimento, eles se destacaram por adotar práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação ambiental.
Leonardo Mazzoni, 35, e sua esposa Jéssica Mazzoni, 32, estão na apicultura desde 2013. Em entrevista ao g1, Leonardo contou que foram os primeiros da família a se aventurar nessa área, que rapidamente passou de uma atividade modesta à principal fonte de renda do casal.
O prêmio foi concedido pelo mel produzido a partir da espécie Apis mellifera africanizada, uma das mais comuns no mercado. Leonardo enfatiza que a qualidade do mel está ligada à mínima interferência no processo natural das abelhas, antes de levar o produto ao consumidor.
Para os Mazzoni, a produção de mel vai além de um empreendimento lucrativo. Eles enxergam a apicultura como uma forma de conservar as abelhas, ressaltando a importância vital dessas polinizadoras para o equilíbrio do meio ambiente.