Novo Centro de Atendimento à Mulher inicia atividades em Avaré
Com o objetivo de apoiar mulheres em situação de violência e promover a igualdade de gênero, Avaré inaugura o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
A criação do CRAM foi oficializada por meio de uma lei sancionada em outubro de 2024, e o centro está vinculado à Secretaria Municipal da Mulher.
Segundo a secretaria, o centro visa “oferecer apoio a mulheres em situação de violência e fomentar a equidade de gênero”.
O CRAM disponibiliza atendimento psicológico, jurídico e social às mulheres que enfrentam violência doméstica (de acordo com a Lei Maria da Penha) ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, orienta e encaminha as usuárias para serviços essenciais como saúde, assistência social e segurança pública, promovendo ações de prevenção e conscientização contra a violência de gênero.
Outro importante foco do centro é desenvolver programas e projetos que incentivem a autonomia e o empoderamento feminino, trabalhando pela garantia dos direitos das mulheres por meio da colaboração entre redes públicas e privadas.
Equipe Técnica
O atendimento é realizado por uma equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogos especializados.
O CRAM funciona no prédio da Secretaria Municipal da Mulher, localizado na Rua Bahia, nº 314, no bairro Água Branca. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3732-1253.